CINEMATECA RECUPERA FILMES MUDOS PARA DVD

10/04/2017
Num trabalho de recuperação de filmes antigos, a Cinemateca retoma edições em DVD de obras restauradas. O projecto, iniciado em 2015, dedica-se, pela primeira vez, a filmes de ficção, com a edição de MULHERES DA BEIRA e OS LOBOS, de Rino Lupo.

Os filmes MULHERES DA BEIRA e OS LOBOS, feitos há quase 100 anos em Portugal pelo realizador italiano Rino Lupo, vão ser editados em DVD, num trabalho de recuperação realizado pela Cinemateca. Esta edição em DVD dos dois filmes do cinema mudo, inaugura uma série de edições dedicada à ficção realizada em Portugal entre os anos 1896 e 1930 e incluirá obras de Aurélio da Paz dos Reis, pioneiro na sétima arte portuguesa, e de Leitão de Barros.

A Cinemateca recorda que a década de 1920 ficou marcada "pela ascensão de uma nova geração de realizadores”, como Leitão de Barros e Lopes Ribeiro. O lançamento deste trabalho em DVD com os filmes de Rino Lupo está marcado para o dia 12 de abril, na Cinemateca, em Lisboa, seguido de projeção de OS LOBOS, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair.

O realizador Rino Lupo trabalhou em várias cidades, como Paris, Berlim e Moscovo, antes de chegar a Portugal, onde filmou, criou cursos de atores, lançou uma revista e rodou vários filmes, entre os quais AS AVENTURAS DO TENOR ROMÃO, FÁTIMA MILAGROSA e JOSÉ DO TELHADO.