CINEMATECA EXIBE FILMES PORTUGUESES SOBRE DEVOÇÃO A FÁTIMA

05/05/2017
Durante o mês de maio, a Cinemateca vai exibir filmes portugueses sobre o fenómeno da devoção ligada a Fátima.

Durante este mês vai poder assistir a alguns dos mais antigos filmes, que mostram a devoção de Fátima, na Cinemateca, no âmbito do ciclo História Permanente do Cinema Português / Sete Filmes a Propósito de Fátima.

Este breve ciclo, com quatro sessões, surge por ocasião do centenário das aparições de Fátima e conta com a exibição de 7 filmes, de produção cinematográfica portuguesa.

A Cinemateca explica que "estes filmes trazem-nos uma ponta do imaginário associado ao fenómeno, leituras ou ressonâncias dele, e ainda uma oportunidade de, através dele, viajarmos por tempos e modos diferentes do cinema português”. Em exibição vão estar obras nacionais que abrangem perto de oito décadas, desde o cinema mudo até à ficção contemporânea, estando incluídos no programa dois dos mais antigos documentos filmados sobre o assunto, ambos datados de 1927.

O ciclo começou no dia 2 e termina a 30 de maio com o filme A ROMARIA A FÁTIMA e com a longa-metragem de ficção O MILAGRE SEGUNDO SALOMÉ, de Mário Barroso, a partir de um romance de José Rodrigues Miguéis. A restante programação está disponível no site da Cinemateca.