CINEMATECA APRESENTA RUÍNAS DE MANUEL MOZOS

03/02/2016
Ruínas, de Manuel Mozos, será exibido hoje na Cinemateca, no âmbito do ciclo “Foco no Arquivo”. A sessão contará com a presença do realizador e da investigadora Luísa Veloso.

Realizado em 2009, Ruínas desenrola-se em "lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda”, com o propósito de transmitir "uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) deste País.” A longa-metragem terá destaque na sessão de hoje de "Foco no Arquivo”, ciclo que este mês se debruça sobre projetos "ligados à investigação e a sua relação com a coleção da Cinemateca”.

A película de Mozos será apresentada na sequência do projeto "WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema”. A par do realizador, estará presente Luísa Veloso, investigadora do projeto, no âmbito do qual foram estudados cerca de 400 filmes do acervo da Cinemateca, afim de "analisar as representações do trabalho no cinema português”, bem como "as relações entre o cinema e as identidades e memórias do trabalho ao longo do século XX.”

A sessão acontece às 18h30 de hoje, na Sala Luís de Pina.

 

Galeria Multimédia