CINEMA PARA ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

23/06/2017
Até 28 de julho, as escolas podem inscrever-se para participar no Plano Nacional de Cinema, edição do ano letivo 2017-2018.

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é um plano de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, destinado ao público escolar. Os objetivos passam por despertar, nos jovens, o hábito de ver cinema e valorizar as produções portuguesas enquanto arte junto das comunidades educativas.

Na primeira edição do PNC, em 2013/2014, participaram 3.000 alunos e 175 professores, em 35 escolas. Três anos depois, no ano letivo 2016/2017, a iniciativa alcançou perto de 30 mil alunos, 890 professores e 200 escolas.

O PNC é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, operacionalizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema (CP-MC).

O processo de candidaturas teve início a 12 de junho e decorre até 28 de julho. O plano abrange todas as escolas (de ensino público e privado, incluindo as escolas públicas portuguesas no estrangeiro e as escolas portuguesas de iniciativa privada sediadas no estrangeiro), e destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário.

Para mais informações sobre o processo de candidaturas ao PNC, consulte o documento informativo da DGE, onde consta toda a informação necessária para inscrever a sua escola.