CINEMA NACIONAL EM DESTAQUE NO FESTIVAL DE OBERHAUSEN

06/04/2017
Salomé Lamas, Ico Costa, Sandro Aguilar e Diogo Costa Amarante são os realizadores portugueses com presença marcada no Festival de Curtas Metragens de Oberhausen. O evento decorre entre os dias 11 e 16 de maio.

UBI SUNT, a mais recente curta-metragem de Salomé Lamas estreia na Competição Internacional de um dos mais antigos e prestigiados festivais de curtas-metragens, onde compete também, na mesma categoria, NYO VWETA NAFTA, de Ico Costa.

A obra de Salomé Lamas, uma encomenda do projeto Cultura em Expansão 2016, retrata a cidade do Porto nos dias de hoje e é uma cartografia de um lugar imaginado atraído pelas margens sociais e geográficas.

A 63ª edição do Festival de Cinema de Oberhausen inclui ainda uma retrospetiva da obra do realizador Sandro Aguilar e a exibição, no programa Award Winners of Other Festivals, de CIDADE PEQUENA, de Diogo Costa Amarante, vencedor do Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem na última edição da Berlinale.

A retrospetiva dedicada a Sandro Aguilar, vencedor do grande prémio de Oberhausen em 2011, com MERCÚRIO, integra a Secção Profile, a par com outros realizadores internacionais.