CINE'ECO 2015

Festivais em Portugal
12/10/2015
A 21ª edição do festival ambiental de Seia, entre 10 e 17 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia

A 21ª edição do CINE'ECO - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela colheu como inspiração para a Selecção Oficial a Encíclica Papal sobre as alterações climáticas e ambiente.

O filme de abertura é "A Hora do Lobo", de Jean-Jacques Annaud, uma ficção sobre uma espécie em risco de extinção, igualmente na Serra da Estrela. Ao todo estão selecionados cerca de 80 filmes, de 20 países, repartidos por várias seções competitivas, onde se inclui Longas e Curtas Internacionais, Séries e Documentários de Televisão, Longas e Curtas da Lusofonia e Panorama Regional e todos manifestam a preocupação e o reconhecimento da responsabilidade da mão humana no aquecimento global e necessidade de mudarmos o nosso estilo de vida, para salvar o planeta.
Para além das secções competitivas realizam-se secções Panorama e Sessões Especiais. Paralelamente realiza-se a 17 de outubro uma conferência sobre alterações climáticas, moderada por Francisco Teixeira da  APA- Agência Portuguesa de Ambiente. Entre 10 e 31 de outubro estrá patente nas Galerias da Casa Municipal de Cultura de Seia uma exposição de fotografias sobre a Serra da Estrela, da autoria de Hugo Figueiredo.