AVANCA com 18 estreias mundiais

25/07/2018
O Festival de Cinema de Avanca começa hoje, com 18 estreias mundiais na programação e grande destaque para o cinema português. O 22.º Festival de Cinema de Avanca decorre entre 25 e 29 de julho, em Estarreja.

A abertura do festival acontece hoje, no Auditório Paroquial de Avanca, com a entrega de prémios da edição anterior, numa cerimónia que conta ainda com a estreia de duas curtas-metragens dos cineastas Moisés Rodrigues e Paulo Araújo.

MARIAS DA SÉ, de Filipe Martins, em estreia mundial no Festival, é um dos finalistas para o Prémio Longa-metragem deste ano, juntamente com A FLORESTA, de Roman Zhigalov (Rússia), IVAN, de Janez Burger (Eslovénia), e O REI DOS BELGAS, de Peter Brosens e Jessica Woodworth (Bélgica).

Os filmes portugueses marcam forte presença na seleção internacional de curtas-metragens, com PUNIÇÃO, de Paulo Araújo, TERRA AMARELA, de Dinis M. Costa, com os documentários CRU, de Carlos Ruiz, A ALDEIA SOLITÁRIA, de Carlos Silveira, NO MOMENTO, de Rui Martins, HÉLICE, de Tiago Silva, e com os vídeo experimentais SOMBRA, de Rui Filipe Torres, e MEMÓRIAS DA VIDA MODERNA, de Inês Soares.

Destaque ainda para a estreia de vários filmes produzidos na região, nomeadamente para a exibição da longa-metragem UMA VIDA SUBLIME, de Luís Diogo, e do documentário PRETU FUNGULI, de Costa Valente e Monica Mussoni (coprodução com a Guiné-Bissau).

Nas curtas-metragens vão ser exibidos os filmes 5 CIGARRILHAS, de Passos Zamith, EM VEZ DE PALAVRAS, O VENTO, de Tiago Damas, AVESSO, de Francisco Colombo (coprodução com o Brasil),CASA AMARELA, de Ana Luísa Lopes e RODAR, filme de animação de Moisés Rodrigues.

O Prémio Cineasta Júnior, atribuído a um realizador com menos de 30 anos, reúne além de obras de cineastas estrangeiros, 15 filmes de realizadores portugueses, sendo que o Prémio Cineasta Sénior, para realizadores com mais de 60 anos, conta, nesta edição, com três filmes.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o Festival de Cinema de Avanca conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Turismo do Centro, Junta de Avanca, DeCA / Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, UTAD, ESAP, ESAD, Academia Portuguesa de Cinema, Federação Internacional de Cineclubes, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.