AS MEMÓRIAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE COMEÇAM HOJE A SER RECORDADAS

15/02/2017
Começa hoje a 3ª edição do São Tomé FestFilm. Até 19 de fevereiro, filmes vindos um pouco de todo o mundo vão aterrar na ilha de São Tomé.

Esta é já a 3ª edição do festival que foi criado pela ASSECOM-CA (Associação São-Tomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia – Cultural e Artístico), uma entidade fundada por um grupo de estudantes são-tomenses e portugueses.

No total foram submetidos, ao São Tomé FestFilm, 810 filmes oriundos de 54 países diferentes, mas para a competição internacional apenas foram selecionados 39 filmes. Esta competição divide-se em 4 categorias — longa-metragem, documentário, animação e curta–metragem — que serão julgadas por um júri composto por especialistas de cinema de São Tomé e Príncipe, mas também de Portugal e do Brasil.

A cerimónia de abertura vai decorrer no Centro Cultural Português, pelas 18h. Os filmes MANUEL, de Bruno Carnide (vencedor da Competição Nacional do ano anterior) e A PEDRA, de Ana Lúcia Carvalho, foram as obras escolhidas para dar o tiro de partida e ilustrar as "Memórias de São Tomé e Príncipe” que são o tema escolhido para a edição deste ano.

Além dos filmes em competição, os espetadores poderão também participar em palestras e em sessões dedicadas ao público mais jovem.