AMANHÃ É DIA DE PRÉMIOS EGAS 2016

27/12/2016
Dia 28 de dezembro, 7 cineastas e um grupo de jovens, são os ingredientes desta entrega de Prémios EGAS 2016, no Cine-Clube de Avanca.

A 2ª edição dos Prémios EGAS 2016 decorre no Auditório da Junta de Freguesia de Avanca, em Estarreja, às 21h30.

Os cineastas que serão destacados — Joaquim Pavão, Juan Meseguer, Luís Diogo, Maria Raquel Atalaia, Miguel Lima, Patrícia Figueiredo e Vasco Vieira — são alunos da Escola Egas Moniz.  Este grupo foi autor do filme A CADEIRA, uma animação em "Stop-motion” premiada no estrangeiro e em Portugal.

Há ainda destaques coletivos e individuais destes alunos. Senão vejamos: na área de cinema de animação, Maria Raquel Atalaia foi autora de A MINHA CASINHA que viajou para festivais internacionais onde foi premiada. O filme FOI O FIO, de Patrícia Figueiredo, esteve em exibição na seleção oficial de 28 festivais estrangeiros, recebeu 4 prémios internacionais e 5 em Portugal. O aluno Luís Diogo arrecadou 3 prémios estrangeiros e 3 portugueses pela sua longa-metragem PECADO FATAL, no ano de 2015.

Compositor e realizador, Joaquim Pavão, estreou-se na ficção com o filme MIRAGEM e conquistou prémios: um no estrangeiro e dois em Portugal. Em documentário, Juan Meseguer, apresenta POVO INVENTADO. ECOS DE CABO VERDE, rodado em Mindelo, Espanha e Avanca. Recebeu um prémio no estrangeiro e 3 nacionais. Também Miguel Lima e Vasco Vieira receberam distinção por LUZ CLARA. Um curto documentário que conquistou um prémio no estrangeiro e três em Portugal.

Estas produções envolvem o Cine-Clube de Avanca, e tomam como patrono o nome da maior figura de Avanca e Prémio Nobel, Prof. Dr.  Egas Moniz, como empreendedor, viajante e criador. Contam com o apoio do IPDJ, com a participação e apoio do Município de Estarreja e da Junta de Avanca.