‘AMA-SAN’, DE CLÁUDIA VAREJÃO, PREMIADO EM SARAJEVO

15/11/2016
O filme ganhou o Prémio de Melhor Filme da Competição Extra Muros do Pravo Ljudski Film Festival.

De 9 a 14 de novembro decorreu a 11ª edição do Pravo Ljudski Film Festival em Sarajevo e Ama-San foi o grande vencedor. O documentário foi realizado por Cláudia Varejão e produzido pela Terratreme Filmes, em coprodução com a suíça Mira Film e a japonesa Flying Pillow Films.

Ama-San leva-nos às aldeias remotas onde habitam as comunidades das Ama-San, coletoras de pérolas e outros bens preciosos do mar, acompanhando o quotidiano de 3 mulheres de idades distintas, que há 30 anos mergulham juntas. O filme foi rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, resultando num retrato único de uma tradição que se antecipa em extinção.

O Pravo Ljudski Film Festival é um festival que se realiza todos os anos na segunda semana de novembro e apresenta cerca de 80 documentários criativos e filmes experimentais. O festival tem apenas um programa de competição — o programa Extra Muros, que pretende distinguir os filmes que exploram novas práticas, disjunções e interseções do documentário criativo e linguagem cinematográfica experimental.