AMA-SAN CHEGA HOJE AOS CINEMAS

26/01/2017
AMA-SAN, de Cláudia Varejão chega hoje às salas de cinema de todo o país. Um filme que revela o dia-a-dia de três mulheres japonesas, com uma vida entre o mar e o quotidiano. O DIVÃ DE ESTALINE, com produção da Leopardo Filmes também tem estreia marcada para hoje,nos cinemas.

AMA-SAN dá-nos a conhecer três "ama”: mergulhadoras que se dedicam à recolha de abalones, algas, pérolas e outros tesouros marinhos. A realizadora Cláudia Varejão foi a uma vila na Península de Ise-Shima, no Japão, onde filmou mulheres que mergulham em alto-mar e que respeitam uma prática ancestral.

Em condições muito rudimentares, enfrentam um trabalho sem oxigénio e com poucos instrumentos para estarem confortáveis e seguras. Cláudia Varejão não conhecia a língua, mas conversava com as protagonistas através de uma tradutora. Foi assim que captou o ofício e o dia-a-dia destas três mulheres: Mayumi, Masumi e Matsumi. Descreve os rituais desde a entrada, a permanência e a saída do alto-mar que se misturam com as atividades do quotidiano.

Neste filme, a realizadora conseguiu fundir as imagens no alto-mar com um quotidiano que se revela magnífico, através dos gestos e das ações. Será desta forma que vamos conhecer AMA-SAN que estreia hoje, em todo o país.

Outro filme a que também poderá assistir, a partir de hoje nos cinemas nacionais, é O DIVÃ DE ESTALINE, de Fanny Ardant. Esta é uma produção entre Portugal e França, totalmente rodada em Portugal e com atores portugueses como Lídia Franco, Miguel Monteiro e Joana de Verona, cujo o protagonista, Estaline, é Gérard Depardieu. Nas imagens deste filme vai encontrar a floresta da Serra do Buçaco que esconde uma residência secreta onde Estaline repousa por uns dias. Esta é uma longa-metragem adaptada do romance Le divan de Staline, escrito em 2013 pelo francês Daniel Baltassat com produção da Leopardo Filmes.