PORTUGUESES EM PRIMEIRO PLANO

22/12/2015
Dois filmes portugueses, uma longa e uma curta-metragem, foram selecionados para o 28º Festival Premiers Plans, que começa no dia 22 de janeiro em Angers, França.

O festival é dedicado a primeiras obras e, neste contexto, na competição de longas-metragens está Montanha, a primeira de João Salaviza. Que dia é hoje?, filme realizado por um conjunto de jovens de Montemor-o-Novo, foi selecionado para a competição de curtas de animação europeias. 

 

NO TOPO DA MONTANHA

Por entre as colinas que pontuam Angers, durante duas semanas haverá uma verdadeira Montanha dentro da cidade. Falamos, claro está, da tão aguardada primeira longa-metragem de João Salaviza — selecionada para a competição oficial de longas-metragens. O realizador português não é um desconhecido do festival, pois já participou e esteve presente na edição de 2010, com a curta Arena. Montanha faz-nos acompanhar o verão de David, período em que o adolescente de 14 anos lida com a iminente morte do pai, a ausência da mãe e o início de uma história de amor.  Tudo acaba por ser demais para o jovem protagonista, que se depara com a ingremidade da montanha que é a adolescência. O filme estreou-se internacionalmente em 2015, no Festival de Cinema de Veneza, e venceu o Antigone d’Or no CINEMED — Festival de Cinéma Méditerréen de Montpellier




É DIA DE VER FILMES

Que Dia é Hoje? é uma curta-metragem "(...) animada de caráter documental realizada por jovens de Montemor-o-Novo, que ao longo de dois meses, registaram testemunhos de uma geração distinta, entrando numa ditadura e outros 40 numa democracia enfabulada. Uma luta por direitos que se converteu, ao longo dos anos, na ilusão da moeda controlada e no forte consumo que anestesia a sociedade atual...”

Esta é a sinopse da curta-metragem, que só não fala nos prémios que a obra tem vindo a somar desde a sua estreia. Vejamos:

·      ­­­Grand Prix - DUFF 4th Dubrovnik Film Festival, Croácia, 2015

·      Award Best Documentary (The Doku-Clip) - REC Internationales Junges Film Festival, Berlim, Alemanha, 2015

·      Award Best Documentary - 8th FOUR RIVER Film Festival, Karlovac, Croácia, 2015

·      Prémio Melhor Filme de Estudante Português - Júri Júnior - MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa, 2015

·      Peransi Award - ARKIPEL, Jakarta International Documentary & Experimental Film Festival, 2015

Que Dia é Hoje? é uma co-produção do Centro Juvenil de Montemor e Coletivo Fotograma 24, com orientação de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta. 





QUATRO RETROSPECTIVAS E UMA SECÇÃO REBELDE

O festival Premier Plans vai oferecer quatro retrospectivas sobre quatro mitos vivos — Alain Cavalier, Milos Forman, Michael Lonsdale e Jean-Claude Carrière. Haverá também uma secção chamada Rebels, que reúne uma seleção de filmes que personificam a rebeldia através do cinema. Nesta seleção, encontram-se filmes como Monika, de Ingmar Bergman,  Head On — A Esposa Turca, de Fatih Akin e A Promessa, dos irmãos Dardenne. As presenças confirmadas de Milan Kundera e Louis Garrel, bem como uma homenagem a Chantal Akerman são outros destaques do evento. 




SOBRE O FESTIVAL

Desde 1989 que o Premiers Plans marca presença anual na cidade de Angers, em França. Em 2015, as secções competitivas, programas e outros eventos atraíram mais e 75 mil espectadores. Destacar a diversidade no cinema europeu, apresentar novos realizadores, promover a história cinematográfica e trazer novos públicos são alguns dos objetivos do festival.

A 28ª edição do Premiers Plans decorre entre 22 e 31 de janeiro de 2016. Caso esteja interessado no festival, incentivamo-lo a visitar a página oficial.

Galeria Multimédia