GALA SPA VOLTA A PREMIAR O CINEMA NACIONAL

04/03/2017
Conheça os nomeados da edição deste ano. A Gala SPA realiza-se a 15 de março no Centro Cultural de Belém.

OS NOMEADOS NO CINEMA SÃO...

Para a edição deste ano da Gala SPA, na categoria de Cinema, CINZENTO E NEGRO, de Luís Filipe Rocha, segue na frente com cinco nomeações: Melhor Filme, Melhor Argumento, Melhor Atriz, para Joana Bárcia e Mónica Calle, e Melhor Ator, para Filipe Duarte.No entanto na categoria de Melhor Filme, não está sozinho e compete com CARTAS DA GUERRA, de Ivo M. Ferreira, e O ORNITÓLOGO, de João Pedro Rodrigues. Também na categoria de Melhor Argumento, além de Luís Filipe Rocha com CINZENTO E NEGRO, estão nomeados Hugo Vieira da Silva, com POSTO AVANÇADO DE PROGRESSO, e João Nicolau e Mariana Ricardo, com JOHN FROM. No prémio de Melhor Atriz competem, Joana Bárcia, Mónica Calle, de CINZENTO E NEGRO, Ana Padrão, em JOGO DE DAMAS. Já no de Melhor Ator estão nomeados, além de Filipe Duarte, do filme CINZENTO E NEGRO, Nuno Lopes, em POSTO AVANÇADO DE PROGRESSO, e Miguel Nunes, em CARTAS DA GUERRA.

UMA GALA QUE VOLTA A OCUPAR O CCB

A edição deste ano regressa ao Centro Cultural de Belém, espaço que acolheu durante anos a Gala SPA, e cujo Conselho de Administração manifestou o desejo de ter de volta a Gala anual dos autores portugueses. A SPA associa-se também assim à comemoração dos 60 anos de vida da RTP, que iniciou emissões em março de 1957 e que grandes autores portugueses fortaleceram com o seu talento ao longo dos anos. Os prémios SPA dividem-se nas categorias de Cinema, Televisão, Dança, Rádio, Artes Visuais, Literatura, Teatro e Música.

O HOMENAGEADO DESTE ANO

O Prémio de Vida e Obra será entregue ao escritor António Lobo Antunes como reconhecimento público pela grande qualidade da sua obra, traduzida e reconhecida noutros países e tida como referência obrigatória por grandes nomes da literatura. Aliás uma das suas obras deu o filme CARTAS DA GUERRA que está nomeado nesta Gala.  

Os prémios vão ser entregues a 15 de março, no Centro Cultural de Belém, com transmissão em direto na RTP2.