CINEMA DE DOCUMENTÁRIO EM MELGAÇO

30/07/2017
O Filmes do Homem - Festival Internacional de Documentário de Melgaço decorre de 1 a 6 de Agosto e conta com 14 obras portuguesas em competição.

O festival conta ainda com um curso de verão, onde será promovido o debate sobre o cinema, e com uma residência cinematográfica, destinada à produção de documentários regionais. 

 

OS FILMES PORTUGUESES SELECIONADOS

Esta 4ª edição é recordista no número de filmes que concorrem ao prémio Jean Loup Passek. O júri é composto por André de Oliveira e Sousa, Graça Castanheira, Iris Zaki, Rodrigo Areias e Sérgio Rizzo. De entre as 15 longas-metragens e nove curtas e médias metragens, destacam-se as portuguesas:

MELHOR LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL

A ILHA DOS AUSENTES, de José Vieira;
TARRAFAL, de Pedro Neves;
ROSAS DE ERMERA, de Luís Filipe Rocha;
TERCEIRO ANDAR, de Luciana Fina.


MELHOR CURTA OU MÉDIA-METRAGEM INTERNACIONAL

PENÚMBRIA, de Eduardo Brito;
MARIA SEM PECADO, de Mário Macedo;
CIDADE PEQUENA, de Diogo Costa Amarante.

MELHOR DOCUMENTÁRIO PORTUGUÊS

A ILHA DOS AUSENTES, de José Vieira;
TARRAFAL, de Pedro Neves;
PENÚMBRIA, de Eduardo Brito;
TERCEIRO ANDAR, de Luciana Fina;
ROSAS DE ERMERA, de Luís Filipe Rocha;
MARIA SEM PECADO, de Mário Macedo;
CIDADE PEQUENA, de Diogo Costa Amarante.



RESIDÊNCIA CINEMATOGRÁFICA

Até dia 6 de agosto, os alunos finalistas ou recém-formados do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais têm a oportunidade de produzir um documentário que promova a história da região de Melgaço.

Os candidatos serão orientados pelo realizador Pedro Sena Nunes e o trabalho será acompanhado, no âmbito da produção e técnica, por Carlos Eduardo Viana, Rui Ramos, Mário Gomes, Daniel Deira, Miguel Arieira e João Gigante.

CURSO DE VERÃO

Este ano, a Casa da Cultura de Melgaço recebe o Fora de Campo, um curso que promove a reflexão e o debate sobre o tema "Cinema, narrativas e lugares de memória”.

Esta é uma parceria entre a Câmara Municipal de Melgaço e a Associação de Produção e Animação Audiovisual e divide-se em várias atividades, como workshops, conferências e visualização dos filmes apresentados no festival. 



Para mais informações sobre este evento, visite o website oficial e acompanhe as novidades do festival no Facebook.