21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE AVANCA

16/07/2017
De 26 a 30 de julho, a 21.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Avanca leva cinema de todo o mundo a Estarreja.

Este ano, o cinema português marca forte presença no programa, com cinco obras na competição internacional.

Para além das competições, o festival conta, ainda, com quatro workshops internacionais, destinados à educação e facilitação do desenvolvimento de novas obras cinematográficas.

 

PORTUGAL EM PESO

De acordo com Costa Valente, diretor do festival, o cinema nacional tem uma forte presença na competição deste ano, o que justifica a aposta feita em formação nos primórdios do certame.

O diretor especifica que o festival conta com cinco obras portuguesas na competição internacional. Para além desta secção, o cinema nacional também ocupa, como é habitual, lugares de destaque nas restantes secções — competitivas e não competitivas — do evento.

No total, 3.000 obras foram inscritas esta edição. Dessas, 50 foram selecionadas, 10 das quais são estreias mundiais, sendo que as restantes 40 são estreias nacionais.

Avanca_1

UM FESTIVAL HOLÍSTICO

O dia 26 marca o arranque do Avanca, com a entrega de prémios do ano anterior e com a estreia do filme ANTES QUE A NOITE VENHA, de Joaquim Pavão.

Desde esse dia até ao término do festival, as obras em competição disputarão os prémios das várias categorias, nomeadamente: Cinema, longa-metragem; Cinema, curta-metragem; Televisão e Vídeo; Animação; Melhor Ator/Atriz e Melhor Direção de Imagem. Este ano, acrescentam-se dois prémios especiais, um destinado a realizadores com mais de 60 anos e o outro a realizadores com menos de 30 anos.

AVANCA_2

O Festival Internacional de Cinema de Avanca é organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja e conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Ministério da Cultura, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre diversas entidades locais.

Para mais informações, visite o website oficial e acompanhe as novidades do festival no Facebook.